A turma do CEF 1-A é constituída por 11 alunos e todos esses alunos moram em sítios diferentes como Mação, São José das Matas, Ortiga e Castelo. As idades são entre os 14 e 18 os anos. Estamos no CEF para tirar o Curso de Jardinagem e também para tirar o 9 º ano. A turma é divertida. Todos queremos um curso diferente. Estamos todos empenhados para conseguir lutar para atingir o nosso objectivo e seguir a carreira desejada.
No período de 29/9 a 6/10, no horário das 9h às 17h30m, a BE/CRE vai dinamizar uma Exposição Temporária, que irá decorrer na biblioteca, para lembrar o dia da Implantação da República.
Somos alunos do 10ºB/C, do Curso Socioeconómico, da área de Ciências e Tecnologias e do Curso Profissional de Desporto. Escolhemos cursos diferentes, mas estamos todos à procura do curso adequado à nossa vocação. Somos um grupo alegre e divertido, ávidos de aprender coisas novas. Estamos todos empenhados e dispostos a lutar para conseguir atingir os nossos objectivos e a seguir a carreira profissional desejada.
Mação é um concelho com características óptimas para a prática de desportos de natureza. O BTT, o Parapente, a Orientação e outras actividades de exploração da natureza podem aqui ser praticadas, num ambiente paisagístico de enorme beleza. Vejam este pequeno vídeo e leiam este pequeno texto que vos dá uma boa ideia das potencialidades do nosso concelho.
A serra do Bando, localizada no concelho de Mação, Distrito de Santarém, é uma montanha que se eleva a 625 metros de altitude, de onde se vislumbra uma espectacular paisagem de rara beleza. Podemos caracterizar o local como selvagem, inóspito, que se estende por três regiões (Beira Baixa, Alentejo e Ribatejo). Possibilita voar em três direcções: (NE; S/SE) e SW). Com a previsão do quadrante sul, resolvemos por à prova o nosso cantinho de voo. As condições estavam boas e resultaram num voo muito agradável… É indiscutível o enorme potencial térmico. As aterragens podem-se considerar razoáveis, embora a vertente NE garanta melhores condições de aterragem. Para quem goste de fazer Cross Country, Mação é, na nossa opinião, um local apostar. De salientar ainda que os acessos às descolagens e outros caminhos envolventes estão em bom estado, graças ao permanente empenho da Câmara Municipal de Mação.
... em pouco mais de duas semanas!!! Ficamos felizes pela vossa resposta ao desafio que é para nós fazer um jornal on-line que seja útil e interessante para os alunos e restante comunidade escolar. É para isso que cá estamos e é para isso que trabalhamos e insistimos em pedir a vossa colaboração para que este seja, cada vez mais, o jornal das vossas notícias. Muito obrigados a todos!!!
(Celebramos a ocasião com a publicação da imagem duma nota de que muitos de vocês já não se lembram... A de quinhentos escudos. Esperamos contar convosco para ir recordando as restantes.)
Somos os alunos do 11.º A, do Curso Científico-Humanístico, da Área das Ciências e Tecnologias. Somos os sobreviventes de diversas turmas. Infelizmente alguns antigos colegas já não nos acompanham e outros encontram-se a estudar noutras escolas. Estamos motivados e determinados a prosseguir e a lutar pelos nossos objectivos e a seguir a carreira profissional desejada.
Não é muito fácil fazer a apresentação da turma, pois somos todos muito diferentes: uns mais divertidos, outros menos e outros que gostam de falar nas aulas, como eu...
O 9.º C é constituído por 16 alunos, dos quais 7 são raparigas e 9 rapazes. As nossas idades variam entre os 13 e 18 anos. Vivemos todos em várias localidades dispersas pelo concelho de Mação, como: Maxial, Envendos, Mouriscas, Mação, Ortiga e Quixoperra.
Era engraçado se organizássemos uma peça de teatro ou outro tipo de actividades para animar o nosso ano lectivo.
Eu gosto muito da minha turma e espero que mais ninguém mude de turma.
A nossa escola foi invadida, esta semana, por estes curiosos seres alados. Vinham com muita curiosidade de aprender Inglês, Português, Matemática, Francês, Educação Física, Ciências,... Para além de quererem conhecer todos de muito perto! Por isso resolveram comparecer às aulas sem efectuarem matrícula! Estas que aqui podemos ver, coitadas, chocaram com alguns objectos que se atravessaram no seu caminho: réguas, chapéus,... E, ao serem cumprimentadas, sentiam-se mal e desmaiavam! Que peninha. Esta centena e meia até estava a aprender o Simple Past dos verbos ingleses! Como o seu tempo de permanência no país está a terminar, são capazes de querer ir para Inglaterra!
No período de 29/9 a 6/10, no horário das 9h às 17h30m, a BE/CRE vai dinamizar uma Exposição Temporária a decorrer na Biblioteca, para lembrar o dia da Implantação da República. Espreita aqui para obteres mais informações sobre este dia.
O 9ºB é uma turma constituída por 19 elementos, 10 raparigas e 9 rapazes. Moramos em sítios diferentes: alguns em Mação, outros na Ortiga, Envendos, Aboboreira, Chão de Codes e São José das Matas.
Não conheço todos muito bem, pois alguns são novos para mim. A turma em geral dá-se toda bem. Uns já se conheciam e os outros estão-se a adaptar aos novos amigos. Todos juntos somos amigos e companheiros.
Somos empenhados naquilo que fazemos, apesar de o sermos de maneira diferente. Mas também não podíamos ser todos iguais senão, que piada teria?
Penso que somos todos bons amigos e juntos fazemos a diferença.
Gostaríamos que este ano fosse diferente, que houvesse mais actividades e projectos.
E aqui fica a apresentação da turma do 9ºB.
Antes de mais nada, não é muito fácil para mim fazer uma descrição da minha turma, pois nem todos os colegas que dela fazem parte me acompanharam nos últimos dois anos. No entanto, do tempo que já passámos juntos, a verdade é que dá para perceber que nos damos todos bem e nos ajudamos uns aos outros. A turma é constituída por 19 alunos, dos quais 7 rapazes e 12 raparigas. As nossas idades variam entre os 13 e 18 anos. Alguns de nós somos de Mação, outros de Ortiga, Carvoeiro, Chão de Lopes, Aboboreira e S. José das Matas. Resumindo, alguns são mais extrovertidos, outros mais tímidos... Alguns faladores, outros mais calados, mas o que interessa é que com as nossas diferenças fazemos a união. Relativamente a actividades que poderíamos desenvolver as minhas sugestões são: tendo em conta que no ano passado participámos num projecto de encenação de uma peça que correu bem, poderíamos tentar algo semelhante; para além desta sugestão, poderíamos apostar em projectos que incluam música e dança, pois são actividades de que gosto.
A nossa biblioteca (BE/CRE) tem um novo Coordenador. Chama-se António Bento e é o professor responsável pelas inúmeras iniciativas que estão na forja para este ano.
Os restantes elementos da equipa da Biblioteca são os seguintes:
Prof. Augusta Estrela e as funcionárias Isabel Coluna e Glória Santos.
O horário de funcionamento é das 09h00 às 17h30 horas.
Agora que já sabes tudo isto sobre a nossa biblioteca, não deixes de a frequentar e de estar atento às novidades. Aqui fica o endereço para o seu blog.
No Agrupamento de Escolas Verde Horizonte, o evento contou com a presença da Direcção da escola, de um representante da autarquia local e de muitos familiares dos alunos, que encheram completamente o auditório da escola.
Depois dos breves discursos, proferidos pela Direcção da escola e pelo representante da autarquia, procedeu-se à entrega dos respectivos diplomas e prémios de mérito aos alunos que concluíram o ensino secundário.
A cerimónia foi encerrada com a oferta de um lanche aos presentes.
Na passada Terça-feira, os professores do Agrupamento de Escolas Verde Horizonte tiveram o privilégio de ficar a conhecer melhor o concelho de Mação. Com cerca de 400 kms quadrados de área e aproximadamente 8000 habitantes, distribuídos por diversas localidades, este é um concelho de geografia acidentada, colorida com o verde da sua floresta, alguma dela em recuperação de incêndios passados.
A visita foi patrocinada pela Câmara Municipal, tendo o seu Presidente e o Director do Agrupamento de Escolas Verde Horizonte guiado os presentes, destacando os pontos de maior interesse das freguesias por onde se passava.
Foi também oferecido aos participantes na actividade um agradável almoço, em Cardigos e, no final, todos os participantes receberam um saco com literatura informativa sobre a região e um frasquinho do famoso Mel de Mação, tudo oferta da Câmara Municipal.
Foi uma actividade de grande interesse para a integração dos professores agora chegados ao concelho e também para os que cá continuam, na medida em que promove o convívio entre todos os participantes.