O piloto que lidera a prova nos camiões é Russo e já é o detentor do título de piloto com o maior número de vitórias em etapas da corrida.
O nosso Dmytro Nazarchyk apresenta-nos aqui Kabirov, segundo classificado do Dakar, piloto que é, tal como ele, daquelas paragens mais fresquinhas. :-D
Firdaus Zaripovich Kabir (nascido em Maio 19, 1961) - piloto de corrida da Rússia , o vencedor do prémio Honrado Mestre dos Desportos da Rússia e por duas vezes vencedor do Rally Dakar, em 2005 e 2009.
Carreira:
Kabirov começou a sua grande carreira em seus anos de estudante, quando no segundo ano do Kazan Aviation Institute, ele juntou-se a um clube desportivo, o Ikar-KAI. Já em 1980 participou no campeonato nacional de ralis, em seguida, foram all-sindical e outras grandes competições.
Desde 1987 ele trabalha no departamento de desenvolvimento e implementação de novos desenvolvimentos KAMAZ e profissionalmente está envolvido no desporto a motor, no departamento de equipamento especializado. Ele estava no início de uma equipe desportiva em KAMAZ e sua actividade laboral, no departamento de desenvolvimento e implementação do empreendimento, está intimamente ligada com a criação de carros desportivos. Kabir participou activamente na preparação do caminhão para o Rally Internacional na Polónia em 1988. Trabalhou em questões técnicas, design, criando assim o KAMAZ-4310S, vitorioso no rali "Paris-Dakar-91".
Desde 1992 Kabirov que a tripulação Kamaz mostra bons resultados. Em 1997, ganhou a Copa do Mundo raid maratona. Em 2000, na corrida mais difícil: "Paris-Dakar-Cairo 2000" a tripulação Kabirov ficou em terceiro lugar. O ano passado foi marcado pela vitória no Rali "Desert Challenge 2000", que teve lugar nos Emirados Árabes Unidos. Pela primeira vez em 2001, a equipa "Kamaz-Master" participou da Copa do Mundo "Por Las Pampas, Argentina 2001", onde a tripulação da Firdaus Kabirov venceu na categoria de caminhões.
Às vésperas do comício de lançamento "Telefonica-Dakar 2003", já em França, na preparação do equipamento para a corrida uma desagradável queda Kabirov leva a ruptura de ligamentos no joelho direito. Este trauma não era compatível com a sua participação no rali. Mas o piloto ficou em condições de iniciar a corrida. Em Marselha, o gesso foi substituído por um pneu especial elástico. Como resultado da corrida, a tripulação Kabirov ficou em terceiro lugar.
Em 2004, na segunda fase do Dakar, sofreu um severo golpe, danificando a suspensão do caminhão. Kabirov deslocou as vértebras lombares, causando o bloqueio da musculatura lombar. Continuou a corrida com um colete especial, com uma estrutura rígida. E o resultado... O segundo lugar.
Participação e vitória no Rally
Participação- "Paris-Dakar-90, 94, 95, 98, 99, 2001"
"Paris-Cidade do Cabo-92"
"Paris-Pequim-92"
"Desert Challenge-99, 2001"
"Master Rally -95, 2002 "
"Arras-Madri - Dakar 2002"
Vitórias
- Optics-2000" (1997)
- "Master-Rally-97"
- "Desert Challenge 2000"
- "Por Las Pampas 2001" (Argentina)
- "O estepe Khazar, 2003"
- Barcelona - Dakar 2005"
- Copa do Mundo de Rally-Marathon 1997
- "Dakar 2009" (Argentina - Chile)
- Silk Road 2009 "(Rússia, Cazaquistão e Turquemenistão)
Ordens
- Ordem da Coragem
- Ordem de Honra
- Ordem da Amizade
- Ordem da Bandeira Vermelha do Trabalho
- Medalha "Em memória de 1000-aniversário de Kazan"
- Estado Nobel Rússia
- Medalha "Para Valiant Trabalho" (Tartaristão)
- Honrado Mestre dos desportos da Rússia
- Honrado Mestre dos Desportos da República do Tartaristão
- Medalha de mérito no desenvolvimento da cultura física e desportiva da República do Tartaristão"
- Sinal do Ministério da Defesa da Rússi
- Vencedor do Prémio Nacional da Rússia "Prata Archer"
- Vencedor do Prémio Nacional Público da Rússia "Golden Chariot"
- Vencedor do título de "Cidadão Honorário" Naberezhnye Chelny.
Dmytro Nazarchyk, 10.º B
Sem comentários:
Enviar um comentário