quinta-feira, 29 de outubro de 2009

VISITA DE ESTUDO À ADEGA COOPERATIVA DE TOMAR




No passado dia 30 de Setembro, de 2009, a turma B, do 11º ano, do Curso Profissional Técnico de Processamento e Controlo da Qualidade Alimentar, efectuou uma visita de estudo à Adega Cooperativa de Tomar, no âmbito das disciplinas Controlo da Qualidade Alimentar e Higiene e Segurança na Indústria Alimentar.
Esta Adega Cooperativa foi constituída em 22 de Junho de 1957, tendo iniciado a sua actividade em 1965.Com um total de 800 sócios, a área social da Adega Cooperativa engloba os concelhos de Tomar, de Torres Novas, a freguesia de Chãos, do concelho de Ferreira do Zêzere e a freguesia de Alburitel, do concelho de Ourém.
Admite-se que 75% do vinho produzido nas áreas geográficas citadas resulte das explorações vitícolas dos seus associados, sendo que a produção média varia entre 4/4,5 milhões de kg de uvas brancas e tintas, o que resulta em 3/3,5 milhões de litros de vinho. A predominância de solos argilo-calcários e um microclima propício fazem com que as castas Baga, Camarate, Periquita, Trincadeira Preta, Cabernet Sauvignon, Tinta Miúda e Touriga Nacional para vinho tinto; e as castas Arinto, Fernão Pires, Malvasia, Tália, Trincadeira das Pratas, Alicante Branco, Rabo de Ovelha e Chardonnay, em matéria de vinho branco, encontrem habitat adequado, dando origem a vinho de reconhecida qualidade. Qualidade comprovada pela conquista de trinta medalhas de ouro e dezassete de prata, além de dezenas de outros galardões, em certames nacionais e internacionais.
Tivemos oportunidade de visitar a unidade de recepção das uvas, a unidade de produção de vinhos, os laboratórios, a unidade de engarrafamento, a unidade de comercialização, os serviços administrativos e o armazém e depósitos exteriores.
Foram-nos explicados, de uma forma muito pormenorizada e explícita, os processos tecnológicos de fabrico dos vários tipos de vinho e as acções de controlo efectuadas durante o fabrico e na conservação e envelhecimento, nomeadamente os pontos de controlo e pontos críticos de controlo. Também fomos esclarecidos sobre regras de higiene e segurança adoptadas.

Texto e fotos: alunos do 11.º B e prof.ª Manuela Alves

Sem comentários: