quinta-feira, 29 de outubro de 2009

VISITA DE ESTUDO À QUINTA DO CÔRO - SARDOAL




No passado dia 14 de Outubro de 2009, a turma B, do 11º ano, do Curso Profissional Técnico de Processamento e Controlo da Qualidade Alimentar, efectuou uma visita de estudo à Adega da Quinta do Coro, situada em Sentieiras – Sardoal e à fábrica de confecção de marmelada e geleia, na Zona Industrial de Sardoal, no âmbito das disciplinas Controlo da Qualidade Alimentar e Higiene e Segurança na Indústria Alimentar.
Na fábrica de marmelada e geleia pudemos visitar a zona de recepção da matéria-prima (marmelos e gamboas), a zona de cozedura da matéria-prima, a zona de descasque, a zona de trituração da polpa, a zona de embalamento da polpa, a zona de conservação da polpa, a zona de adição de açúcar à polpa e aquecimento da mistura formada, a zona de embalamento da marmelada, a zona de prensagem dos caroços cozidos de marmelo, para a extracção da pectina, destinada à confecção de geleia e a zona de selecção e polvilhamento de figos secos, para comercializar.
Na adega tivemos oportunidade de visitar a unidade de recepção das uvas, a unidade de produção de vinhos, o laboratório, a unidade de engarrafamento e a zona de conservação/envelhecimento dos vinhos.
Foram-nos explicados, de uma forma muito pormenorizada e explícita, os processos tecnológicos de fabrico da marmelada e dos vários tipos de vinho e as acções de controlo efectuadas durante o seu fabrico e na sua conservação e envelhecimento, nomeadamente os pontos de controlo e pontos críticos de controlo. Também fomos esclarecidos sobre regras de higiene e segurança adoptadas.

Texto e fotos: alunos do 11.º B e prof.ª Manuela Alves

Sem comentários: