segunda-feira, 29 de março de 2010

O Nosso Agrupamento no Projecto Nacional das Eco-Escolas

A Escola E.B.2,3/S de Mação está integrada, desde 2008, no Projecto Nacional das Eco-Escolas. É um Programa vocacionado para a educação ambiental e para a cidadania que a Fundação para a Educação Ambiental implementa em vários países da Europa, desde o inicio dos anos 90. Implementado em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa, desde o ano lectivo 1996/97.
Na condução do projecto está envolvido um Conselho Eco-Escola, constituído por: um representante dos discentes (Ana Teresa), um membro da Autarquia (Eng. Louro), um membro da Direcção Executiva (José Almeida), o representante dos Encarregados de Educação (José Francisco), a Professora Camila Fernandes, a Professora Telma Veríssimo, o Professor José Ramos, a representante do Básico ( Conceição Vicente), a professora Fernanda Mouro e como Coordenadora do Programa, Ilda Dias.
O Conselho Eco-Escola tem os seguintes objectivos:
• assegurar a implementação do Projecto;
• assegurar a participação activa dos alunos no processo de decisão do Programa;
• assegurar que as opiniões de toda a comunidade escolar são tidas em consideração e, sempre que possível, postas em prática;
• estabelecer a ligação com a estrutura de gestão da escola e com a comunidade local;
• assegurar a continuidade do Programa.
Neste momento, foi feita a análise da auditoria ambiental e, de acordo com as fragilidades detectadas, foi elaborado um plano de acção que irá ser implementado ao longo do ano lectivo.
O Programa tem um placard na Biblioteca onde expõe trabalhos, realizados pelos alunos, divulga informações pertinentes: sobre actividades, concursos ou algo relevante para a comunidade escolar.
O Conselho Eco-Escola vem felicitar todos os alunos que responderam prontamente ao questionário bem como a todos aqueles que participaram na elaboração do Eco-Código ou mesmo a quaisquer outros que no futuro participem em actividades organizadas com o propósito de renovar a nossa bandeira verde de Eco-Escola!

Professora: Ilda Marques Dias

Sem comentários: