sábado, 16 de outubro de 2010

Resumo de imprensa semanal



Os alunos do 8ºB responderam favoravelmente a um desafio lançado na disciplina de Língua Portuguesa. Tratava-se de assistir atentamente a um noticiário, seleccionar uma notícia, resumi-la, comparar o seu resumo com o dos colegas, realizar uma súmula destes resumos e divulgá-la, verificando na prática o carácter actual da notícia tendo de realizar as alterações devidas após terem passado uns dias (O que hoje é verdade, amanhã já está ultrapassado, porque já não é actual).
Aqui fica a dita súmula:

Combustíveis mais caros
Os combustíveis vão aumentar e o presidente da associação de revendedores garante que o aumento dos preços é inevitável.
Muitos portugueses dizem não entender a razão do novo aumento dos preços.
A gasolina aumentou cerca de 5% desde Janeiro e o gasóleo subiu mais 9% em 10 meses.
Alison Coluna, Patrícia Esteves


Dormir a sesta da idade pré-escolar
Especialistas alertam para os benefícios de dormir a sesta na idade pré-escolar.

Os pais de algumas crianças pedem aos educadores e auxiliares de infância para não porem os seus educandos a dormir a sesta, para que possam dormir durante a noite.
Os especialistas informam que algumas crianças necessitam de dormir à tarde porque podem ficar bastante agitados e rabugentos, devido ao sono perdido, e não conseguem dormir à noite. Algumas crianças na idade pré-
-escolar não devem de deixar de dormir a sesta, mas sim podem reduzir o número de horas que dormem.
Catarina Morgado Martins


Primeiro voo espacial turístico
A nave turística já fez o seu primeiro teste e teve sucesso no passado domingo (10/10/2010).
Richard Branson, dono da Virgim, acredita que a nave estará em condições, no primeiro voo e informou que os futuros passageiros já pagaram 200 mil dólares. A Virgim Galactim já investiu 45 milhões de dólares e 330 clientes já reservaram vagas na nave de seis lugares.
Cinco portugueses já compraram uma viagem.
Cláudia Rocha

Deslizamento de Terras
No passado domingo, um alemão ficou gravemente ferido graças a um deslizamento de terras.
Um alemão ficou gravemente ferido quando ia a passear pela praia com a família. Teve várias fracturas e também graças ao mau aceso para viaturas teve de ser transportado de helicóptero.
João Silvestre

Selecção Portuguesa
No dia 12 de Outubro de 2010, a Selecção portuguesa defrontou a selecção da Islândia.
Durante os treinos da Selecção, o médio centro, Tiago, sofreu uma lesão de última hora, e não pôde participar no jogo contra a Islândia.
Apesar desta baixa, a nossa Selecção encheu-nos de orgulho, mais uma vez, levou o nome de Portugal mais longe e ganhou o jogo.
Rodrigo Ribeiro, Ruben Gaspar, Rui Marques

Mineiros encurralados
Os 33 mineiros que estavam encurralados numa mina do Chile na cidade de Olívia, desde Agosto deste ano, de acordo com o previsto para dia 12/10/2010, foram finalmente resgatados.
Têm sido tempos de aflição para os mineiros e para as suas famílias e também de preocupação para as equipas de resgate. A cada hora que passava ia aumentando a ansiedade que provocou uma contagem decrescente para voltarem a ver as suas famílias e a luz do sol que foi mundialmente seguida.
Agora, ocorrido o resgate destes homens, só resta esperar para ver como irá decorrer a integração destes e em que estado estão: física e/ou psicologicamente.
O resgate destes mineiros era um momento muito esperado que irá marcar as suas vidas e que acabou com todo aquele sofrimento.
Beatriz, Daniel, Leonardo, Mariana, Tânia

Escola sem professores
A Escola Básica de Alcabideche está sem professores desde o início do ano lectivo.
Os pais dizem que a falta de docentes compromete a aprendizagem dos alunos.
Maria João

Sem comentários: