segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Artes marciais na escola sede de Mação

PRÁTICA DE TAI CHI CHUAN

Tai-Chi Chuan é uma arte de origem Indiana, que foi “importada” para a China, onde foi desenvolvida e diversificada nas mais variadas correntes, tornando-se depois numa arte marcial milenar chinesa. Esta arte é executada com movimentos lentos e harmoniosos, que são baseados na imitação de alguns animais, realizados com o fim de libertar o corpo de tenções e a mente de pensamentos cíclicos, o originando um bem-estar físico e uma leveza espiritual. Como consequência, começou também a fazer parte da medicina tradicional chinesa.
O bem-estar originado perla prática de Tai Chi é evidenciado e demonstrado em diversos estudos científicos e medicinais, efectuados por várias universidades do mundo, sendo considerada uma ginástica ou arte adaptada para todas as idades. A sua prática possibilita um conforto psicológico e físico, criando um bem-estar individual de forma que pacifica o indivíduo, tornando-o mais calmo, forte, cooperante e activo para com a sociedade. Todas estas vantagens encontradas na prática do Tai Chi Chuan, fazem com seja uma das modalidades de exercício físico mais procuradas do mundo contemporâneo.
A prática regular desta arte marcial evita algumas doenças de foro psicológico, em voga hoje em dia (stress, depressões, hipertensão, entre outras), que são causadas pela actividade do dia-a-dia, que é cada vez mais competitivo e impessoal; Por outro lado, também fornece um bem-estar físico, dado que mantém ou aumenta o equilíbrio pessoal, evitando, por exemplo, não só o aumento do colesterol (em vários estudos, provou-se que causa a sua diminuição), como também a formação de massa adiposa excessiva.

Objectivos:

Pretende-se, com esta iniciativa, proporcionar aos alunos desta escola a prática de uma actividade muito pouco conhecida e que pode facultar, aos seus praticantes, uma nova forma de encarar o mundo e as coisas que o rodeiam. Desta forma, os alunos podem evoluir a sua acção com a sociedade e com a escola de forma mais pacífica, cooperante, educada e construtiva.
Este projecto visa os alunos do 9.º ano, dado que estarão submetidos a exames no final do ano lectivo, o que justifica uma actividade diferente e inovadora, que possibilite maior serenidade perante o stress causado pelos estudos.
Posteriormente (se forem criadas condições) esta actividade poderá ser alargada aos outros anos do 3º ciclo do ensino básico.
Professor José Ramos

1 comentário:

João Pinheiro disse...

Colega Ramos, parabéns pela iniciativa e as maiores felicidades para o projecto que, sem dúvida, é inovador e de enorme pertinência para os nossos alunos que vivem, hoje em dia, rodeados de uma sociedade cada vez mais desligada dos valores tradicionais e onde a pressa com que se vive e a finitude das relações que se estabelecem entre os seres humanos marca o seu dia-a-dia.