Artes marciais na escola sede de Mação
PRÁTICA DE TAI CHI CHUAN
Tai-Chi Chuan é uma arte de origem Indiana, que foi “importada” para a China, onde foi desenvolvida e diversificada nas mais variadas correntes, tornando-se depois numa arte marcial milenar chinesa. Esta arte é executada com movimentos lentos e harmoniosos, que são baseados na imitação de alguns animais, realizados com o fim de libertar o corpo de tenções e a mente de pensamentos cíclicos, o originando um bem-estar físico e uma leveza espiritual. Como consequência, começou também a fazer parte da medicina tradicional chinesa.
O bem-estar originado perla prática de Tai Chi é evidenciado e demonstrado em diversos estudos científicos e medicinais, efectuados por várias universidades do mundo, sendo considerada uma ginástica ou arte adaptada para todas as idades. A sua prática possibilita um conforto psicológico e físico, criando um bem-estar individual de forma que pacifica o indivíduo, tornando-o mais calmo, forte, cooperante e activo para com a sociedade. Todas estas vantagens encontradas na prática do Tai Chi Chuan, fazem com seja uma das modalidades de exercício físico mais procuradas do mundo contemporâneo.
A prática regular desta arte marcial evita algumas doenças de foro psicológico, em voga hoje em dia (stress, depressões, hipertensão, entre outras), que são causadas pela actividade do dia-a-dia, que é cada vez mais competitivo e impessoal; Por outro lado, também fornece um bem-estar físico, dado que mantém ou aumenta o equilíbrio pessoal, evitando, por exemplo, não só o aumento do colesterol (em vários estudos, provou-se que causa a sua diminuição), como também a formação de massa adiposa excessiva.
Objectivos:
Pretende-se, com esta iniciativa, proporcionar aos alunos desta escola a prática de uma actividade muito pouco conhecida e que pode facultar, aos seus praticantes, uma nova forma de encarar o mundo e as coisas que o rodeiam. Desta forma, os alunos podem evoluir a sua acção com a sociedade e com a escola de forma mais pacífica, cooperante, educada e construtiva.
Este projecto visa os alunos do 9.º ano, dado que estarão submetidos a exames no final do ano lectivo, o que justifica uma actividade diferente e inovadora, que possibilite maior serenidade perante o stress causado pelos estudos.
Posteriormente (se forem criadas condições) esta actividade poderá ser alargada aos outros anos do 3º ciclo do ensino básico.
Este projecto visa os alunos do 9.º ano, dado que estarão submetidos a exames no final do ano lectivo, o que justifica uma actividade diferente e inovadora, que possibilite maior serenidade perante o stress causado pelos estudos.
Posteriormente (se forem criadas condições) esta actividade poderá ser alargada aos outros anos do 3º ciclo do ensino básico.
Professor José Ramos
1 comentário:
Colega Ramos, parabéns pela iniciativa e as maiores felicidades para o projecto que, sem dúvida, é inovador e de enorme pertinência para os nossos alunos que vivem, hoje em dia, rodeados de uma sociedade cada vez mais desligada dos valores tradicionais e onde a pressa com que se vive e a finitude das relações que se estabelecem entre os seres humanos marca o seu dia-a-dia.
Enviar um comentário