sábado, 14 de novembro de 2009

Visita de estudo à Adega da Quinta Casal da Coelheira, em Tramagal






No passado dia 28 de Outubro de 2009, a nossa turma visitou, no âmbito das disciplinas Controlo da Qualidade Alimentar e Higiene e Segurança na Indústria Alimentar, a Adega da Quinta do Casal da Coelheira, situada no Tramagal.

A Quinta do Casal da Coelheira possui uma área total de cerca 250 hectares, dos quais 64 hectares são de vinha. O encepamento é diversificado, com especial destaque para as castas nacionais de maior potencial qualitativo, mas sem esquecer as referências internacionais.

Esta quinta produz cerca de 150.000 garrafas de vinho por ano – 20% é vinho branco e os restantes 80% são vinho tinto.

O empenho permanente pela qualidade tem sido reconhecido pelo consumidor, com o crescimento constante do mercado, e através das várias distinções obtidas em concursos nacionais e internacionais de grande referência, nomeadamente em Londres – Winternational Wine Challenge, em Paris – Vinalies Internationales, e em Bruxelas – Concours Mondial du Vin.

Durante a visita tivemos oportunidade de visitar a adega que data do primeiro terço do século XX, onde nos foram explicados, de uma forma muito pormenorizada e explicita, os métodos de vinificação utilizados e respectivas técnicas enológicas.

Por fim fomos presenteados, numa bonita sala onde estavam expostos os diplomas dos prémios ganhos pelos vinhos desta quinta, com uma prova de um vinho tinto e de um vinho branco, onde também nos foram ensinadas algumas regras a seguir nas provas de vinhos.

Alunos da turma 11º B e professora M. Manuela M. Alves

Sem comentários: