segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Projecto Nacional das Eco-Escolas





 A Escola E.B.2,3/S de Mação está  integrada, desde o ano lectivo 2008/2009, no Projecto Nacional das Eco-Escolas. É um Programa vocacionado para a educação ambiental e para a cidadania que a Fundação para a Educação Ambiental implementa em vários países da Europa, desde o inicio dos anos 90. Implementado em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa, desde o ano lectivo 1996/97.
     Aos estudantes é-lhes dirigido o desafio de se habituarem a participar nos processos de decisão e a tomarem consciência da importância do ambiente no dia-a-dia da sua vida pessoal, familiar e comunitária.
     O Programa procura, igualmente, estimular a criação de parcerias locais entre a escola e as autarquias, contribuir para um maior envolvimento e participação em todo o processo, das autarquias, empresas, órgãos de comunicação social, organizações não governamentais e outros agentes interessados em contribuir para a melhoria do Ambiente.
      Na condução do projecto está envolvido um Conselho Eco-Escola, tendo como Coordenadora Ilda Dias.
     Ao Conselho Eco-Escolas cabe-lhe, mais especificamente, implementar a auditoria ambiental, discutir o plano de acção, monitorizar e avaliar as actividades e, ainda, coordenar as formas de divulgação do Programa na escola e Comunidade.
     No ano lectivo anterior, em virtude do trabalho desenvolvido, a nossa escola foi galardoada com a Bandeira Verde do Programa Eco-Escolas. A cerimónia decorreu em Santa Maria da Feira a vinte e nove de Setembro de 2009, estando a escola representada pelo seu Director e alguns alunos envolvidos nas actividades do programa. A Câmara Municipal facultou o transporte.
     No dia 18 de Dezembro, pelas 9:30, far-se-á o hastear da Bandeira.
     Como Coordenadora do Programa agradeço a todos aqueles que directamente ou indirectamente contribuíram para o desenvolvimento das actividades.
    Ilda Marques Dias

Sem comentários: