terça-feira, 1 de junho de 2010

UM ÍDOLO INESQUECÍVEL

Existem pessoas que, pela sua generosidade, grandeza e determinação, se assemelham a super-heróis.
Os meus pais têm profissões em que muitas vezes não podem estar comigo, tal como eu desejava.
Quando eu era pequena e os meus pais tinham de trabalhar, eu costumava ficar com uma amiga da família, ela era e é a minha segunda mãe. Sei que posso sempre contar com ela. O marido dela, tal como o meu pai, era bombeiro e ele era e sempre será como um pai para mim.
O Herói de quem eu quero falar é esse maravilhoso “Pai” (Francisco Lopes, o ex-comandante dos bombeiros), o pai que perdi quando tinha quatro anos.
Sempre cresci nos bombeiros e fui habituada, desde pequenina, a sentir aquelas emoções todas: os incêndios, o pânico e a felicidade de os ver voltar todos sãos e salvos.
Mas, houve um dia em que isso não aconteceu!
Numa tarde de Verão, quando o sol queimava muito, os bombeiros receberam uma chamada a avisar de um incêndio. Como sempre, os meus heróis equiparam-se e foram fazer o seu trabalho.
Lembro-me de ver os bombeiros regressarem ao quartel muito tristes: o Comandante morreu. Eu estive à espera que o “Pai” voltasse e isso não aconteceu nunca. O “Pai” não voltou, ao fazer o seu trabalho ele morreu. O meu Herói ao combater as chamas ficou rodeado por elas, morrendo asfixiado e, por fim, queimado.
Esse “Pai” é um Herói para mim, ele saiu fisicamente de junto de nós tentando salvar pessoas, morreu a fazer o seu trabalho.
As poucas recordações que tenho com ele são os momentos de alegria, os momentos de brincadeira e os momentos de risota que com ele passei.
Agora, quando há um incêndio e o meu pai tem de partir, fico com o coração nas mãos e gosto sempre de lhe dizer adeus e dar-lhe um beijo, porque nunca se sabe se ele voltará!
Os Bombeiros são ídolos para mim!


Joana Catarina Falcão Mousaco
Nº10, 7ºB

2 comentários:

Anónimo disse...

Muito bem Joana!
Belo texto... E sim, os bombeiros são heróis!

Anónimo disse...

Há heróis que enchem as galerias da nossa memória e que avivamos a sua presença pela força da sua ausência! mas também são heróis aqueles que os deram generosamente para que, pela lei da morte, subissem, valorosos, ao mais alto do céu: São também heróis seus pais, suas esposas, filhos ou simplesmente seus amigos... foram arrancados aos seus braços para que pudessem brilhar, no céu, ao lado das estrelas e dos santos.