quinta-feira, 23 de setembro de 2010

WUALA - UM PROJECTO SIMPÁTICO

Um dos problemas que mais preocupam quem usa computadores é a preservação dos seus dados. Não tem muita graça perder todos os documentos de vários anos de trabalho só porque o disco do PC ou a "pen" se estragaram... Como todos os outros, eu também tenho este tipo de preocupações, para mais com a responsabilidade de cuidar dos dados da minha cara metade também. Depois de vários procedimentos usados, eis que um amigo me manda um convite que continha a solução para o problema. É um serviço de armazenamento de dados on-line, aos quais posso aceder a qualquer hora e de qualquer PC com ligação à Internet e, quando não tenho Internet, posso trabalhar nos documentos e, assim que voltar a estar ligado, todos os documentos são actualizados e estão permanentemente a ser actualizados em todos os PCs de forma automática. De todos os serviços, escolhi o Wuala. Mas podem investigar sobre os restantes aqui. Imprescindível para quem se preocupa com a protecção e preservação dos seus dados.

"Acerca do Wuala

O Wuala é um armazenamento online seguro gratuito que permite aos seus utilizadores guardar, criar cópias e aceder em segurança aos ficheiros em qualquer parte e partilhá-los facilmente com amigos, grupos e o mundo inteiro. Dezenas de milhares de utilizadores e milhares de comunidades nos quatro cantos do mundo já partilham activamente milhões de ficheiros, e o seu número cresce rapidamente.

O Wuala baseia-se numa tecnologia revolucionária que foi investigada na sua maioria no ETH Zurich (Instituto Federal Suíço de Tecnologia). Os utilizadores começam com 1 GB de armazenamento, mas podem aumentá-lo sem qualquer limite, quer fornecendo em troca espaço não utilizado no disco rígido, quer comprando armazenamento adicional. Todos os ficheiros são encriptados antes de saírem do computador do utilizador, o qual escolhe quem tem acesso a que pasta. Mais ninguém – incluindo nós – consegue aceder aos ficheiros. O Wuala vem na forma de uma cómoda aplicação para Windows, Mac e Linux que também pode ser iniciada directamente a partir do browser, numa elegante união da Web e do ambiente de trabalho.

O Wuala é desenvolvido e gerido pela Caleido Inc., uma empresa em arranque sediada em Zurique, na Suíça. Em Março de 2009, a Caleido fundiu-se com a LaCie, o fornecedor francês de discos rígidos externos, para trabalhar no futuro do armazenamento em nuvem."

Texto: professor João Pinheiro
Citação e imagem de: www.wuala.com

Sem comentários: