segunda-feira, 5 de abril de 2010

ACTIVIDADES NA BE/CRE DURANTE O 2.º PERÍODO


Neste segundo período foram comemoradas várias efemérides e realizadas várias actividades das quais destacamos as seguintes: nos meses de Janeiro, comemoração Dia Mundial de Braille; Fevereiro, comemoração do Dia de S. Valentim e Março, comemoração do Dia da Mulher e do Dia do Pai. 

As actividades foram: a “Escrita Criativa”, em que foram dados temas mensalmente, tendo os alunos escrito vários textos de vários géneros, ilustrados ou não. Os temas propostos: no mês de Janeiro  foram:  “As Janeiras”; Fevereiro: “ Workshop de Cartas ”e em Março: “Ser Jovem é.

Foram divulgadas as Novidades, divulgação semanal/mensal de autores portugueses/estrangeiros com obras na Biblioteca, tendo sido divulgados, neste período, os seguintes: Miguel Sousa Tavares, Stephenie Meyer, Jorge Sampaio, Jaime Cortesão, Vitorino Nemésio, Fernando Pessoa, José Fanha e José Jorge Letria, Eça de Queirós, entre outros...

Na semana de 8 a 12 de Março de 2010, decorreu no Agrupamento de Escolas, sede, Jardim de Infância, Iº Ciclo, de Mação, E1B de Penhascoso, Ortiga, Envendos e Cardigos a Semana da Leitura, inserida no Plano Nacional de Leitura. Estas iniciativas destinaram-se a celebrar e incentivar o prazer de ler. A biblioteca da nossa escola em colaboração, com a Directoria, com convidados, como é o caso do Drº Saldanha Rocha, Presidente da Câmara Municipal de Mação, do Drº Vasco Estrela, Vereador da Cultura, Arquitecto, Ricardo Cabrita, de Paula Aparício, Representante dos Encarregados de Educação,  do Drº Francisco Piçarra, Conservador da Conservatória de Mação, do Padre Amândio Mateus, Director do Jornal, Voz da Minha Terra, da Drª Rosário Wanhon, Bibliotecária da Biblioteca Municipal de Mação,  das Professoras, Helena Antunes, Ana Neves e Luísa Gonçalves, do professor, José Maia, dos funcionários, José Casimiro, Glória Silva e Alice, da equipa de alunos da biblioteca, de professores, e alunos,  do agrupamento de Língua Portuguesa, de funcionários, encarregados de educação e de professores reformados, dinamizaram estas iniciativas, com várias actividades, com o intuito de motivar e criar hábitos de leitura, bem como aprender que a leitura deve ser encarada numa perspectiva essencial para a formação individual e profissional, mas assumindo, antes de mais, um perfil cultural e lúdico.

Os alunos das turmas, A, B e C do 8º e A e B do 9.º ano e a professora Anabela Martins, elaboraram e distribuíram marcadores durante a semana.

Destaca-se, ainda, a acção do Agrupamento de Língua Portuguesa que contribuiu para que a actividade decorresse com sucesso.

É inquestionável que a leitura tem um papel importante no crescimento e no desenvolvimento intelectual e afectivo dos alunos e das pessoas em geral.

“O verdadeiro analfabeto é aquele que aprende a ler e não lê.” (Mário Quintano)

A Equipa da Biblioteca Escolar

António Bento

Sem comentários: