terça-feira, 27 de abril de 2010

Palestra com a Drª Paulina Mata




No âmbito da disciplina de área de projecto, o grupo de alunos do tema “Cozinha Molecular”, Sara, Ana Rita, Francisca e Alexandre, decidiram convidar a Dr.ª Paulina Mata, licenciada em Engenharia Química pelo Instituto Superior Técnico e com doutoramento em Química Orgânica na Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNL. Actualmente é Professora auxiliar na secção de Química Orgânica Aplicada do Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Tem estado envolvida em vários projectos financiados pelo Instituto de Inovação Educacional, Ciência Viva e Comunidade Europeia. Participou no programa de televisão “ABCiência” , escreveu com a Dr.ª Margarida Guerreiro o livro “a Cozinha é um Laboratório” e é sócia da Cooking.Lab.
Como dois dos elementos deste grupo de trabalho pertencem à freguesia de Envendos, na qual nasceu, cresceu e estudou a Dr.ª Paulina Mata, o grupo lembrou-se de procurar o seu e-mail para lhe pedir algumas informações sobre o tema. A Dr.ª Paulina disponibilizou-nos informações, materiais e convidou o grupo a ir ao lançamento do livro “A Cozinha é um Laboratório”, ao qual o grupo foi com agrado.
Para a semana cultural, este grupo de alunos decidiu convidar a Dr.ª Paulina a participar nas actividades a desenvolver na semana cultural e a apresentar uma pequena palestra sobre o tema.
Na palestra foi-nos apresentado como a química está presente no nosso dia-a-dia, até numa torrada com doce de morango e manteiga.
Após a palestra realizaram-se pequenas e simples experiências, como a Esferificação (ou Caviar) de Groselha e fazer Manteiga através de um pacote de natas da marca Longa Vida.
Para terminar, é claro que todos provaram…

Texto:Sara Pereira 12ºA

Sem comentários: