segunda-feira, 5 de abril de 2010

AS NOVAS TECNOLOGIAS AO SERVIÇO DO SER-HUMANO

Sem dúvida que a tecnologia desenvolvida para ajudar e facilitar a vida de quem mais precisa, de quem vive com certas limitações, é uma tecnologia de bastante valor. E, felizmente, hoje já existem muitas com esse propósito.

As tecnologias que se seguem são alguns exemplos de como a máquina se pode tornar importante e essencial na vida do ser humano.


DOSVOX
O DOSVOX é um sistema para computador que comunica com o seu utilizador através da voz, o que o torna útil para deficientes visuais que, com ele, conseguem aumentar a sua autonomia no uso do computador. Esta comunicação é feita em Português, mas o serviço permite configurar os textos para outros idiomas.


WINDOW-EYES
Sendo um software comercial para Windows, o Window-Eyes é o leitor de ecrã que promove total controlo do utilizador daquilo que ouve e como ouve. Esta é uma aplicação líder para pessoas com deficiências visuais, pois converte os componentes do SO Windows num discurso sintetizado, o que possibilita o acesso total aos sistemas Windows.



VIRTUAL VISION
Este é um software que permite que deficientes visuais possam utilizar, com total autonomia, o Windows, Office, IE, entre outras aplicações. A sua função é ler os menus e páginas através de um sintetizador de voz.


MOTRIX
Destinado a pessoas com deficiências motoras graves, como tetraplegia ou distrofia muscular, o Motrix é um software que lhes permite ter acesso ao computador e, através da Internet, promover o seu acesso à escrita, leitura e comunicação. Este sistema é accionado através de comandos falados por microfone.


pVOICE
Designa-se por aplicação para Comunicação Aumentativa e Alternativa (AAC – Augmentative and Alternative Communication) e usa símbolos ou fotografias para gerar palavras sonoras. Desta forma, pessoas com incapacidades na fala podem escolher símbolos e o software, por sua vez, verbaliza e fala por elas.
É uma aplicação que, para além do Português, está disponível em vários idiomas e é OpenSource.


PLAPHOONS
Destinado a pessoas com dificuldades motoras ou na fala, é um programa freeware onde o utilizador ao digitalizar uma palavra ou frase, pode ouvir o que escreveu.
Esta aplicação destina-se a deficientes visuais e é um Leitor de telemóveis. Algumas operadoras já disponibilizam até alguns telemóveis com este tipo de software pré-instalado.

Jesualdo Matos

Sem comentários: