quarta-feira, 21 de abril de 2010

Mini-Entrevista



Nome Completo: João Carlos Fernandes Pinheiro

Idade: 40

Local de residência: Alferrarede, Abrantes

Profissão: Professor de Inglês

Qual a sua função na escola?

A minha principal função é ser professor de Inglês. Essa é a função de que mais gosto porque eu gosto imenso de ensinar. Para além disso, sou também Coordenador dos Directores de Turma do Terceiro Ciclo do Ensino Básico e Coordenador do jornal digital do Agrupamento, Verde Horizonte on-line. Como gosto muito de fotografia, estou também a constituir um fundo documental que pretende perpetuar as actividades escolares e os seus intervenientes, o qual está acessível, de forma gratuita e imediata, a todos os interessados, via Internet.

O que gosta mais na escola?

O que eu mais gosto na escola é o facto de aqui podermos ter um ambiente calmo, propício à aprendizagem. As turmas são relativamente pequenas, quando comparadas com muitas outras escolas, e isso permite-nos prestar mais atenção às necessidades dos nossos alunos. O ensino, assim, é mais fácil e os alunos aprendem com mais facilidade. A própria escola também é muito agradável e os alunos, funcionários e professores são muito simpáticos.

O que gostava de mudar na escola?

Enquanto professor, eu considero que há sempre espaço para melhorarmos. Por isso esforço-me por dar o meu contributo para melhorarmos o que já está bom e corrigirmos o que está menos bem. Gostava que a nossa escola conseguisse ajudar alguns alunos a melhorarem o seu comportamento e a darem o devido valor à escola. Também era bom que os nossos alunos se dedicassem mais ao estudo, pois essa é a única maneira de conseguirmos ajudar o nosso país a desenvolver-se de forma sustentada e a melhorar as condições de vida de todos nós. Para isso todos temos de fazer a nossa parte, principalmente os alunos.

Quanto ao espaço da escola, ele é muito agradável e as salas de aula também. Aquilo de que eu sinto alguma falta é de árvores no recinto escolar. Mas, felizmente, ao redor da escola há zonas de pinhal e campo, pelo que este aspecto não é muito problemático. Mas, se eu pudesse... Tratava de plantar umas árvores já crescidinhas, para darem outra graça aos nossos jardins.

Outro aspecto que falha em todas as nossas escolas é a existência de mais salas com computadores individuais. Penso que enquanto não tivermos mais salas com computadores para todos os alunos não conseguiremos dar o salto que o nosso país precisa. E, já agora, precisamos de uma outra mentalidade por parte dos nossos alunos e dos seus encarregados de educação. Precisamos de mais rigor, de mais trabalho, dedicação e de uma maior valorização do saber.

Estou convencido que com estas mudanças teríamos uma escola ainda mais agradável.
O que acha da ideia de passar o dia de anos a trabalhar?

Passar o aniversário a trabalhar é, para mim, muito normal. Eu não dedico muita atenção ao meu aniversário e, por isso, faço questão de encarar este dia como outro qualquer. É mais um dia de plena dedicação aos meus alunos e a motivá-los para que ultrapassem as dificuldades que encontram no estudo do Inglês. Para mim não há nada mais triste, em termos profissionais, que um aluno que desiste do estudo desta língua. Por isso dedico-me plenamente a ajudá-los. Esse dia é somente o sinal de que já o faço há alguns anos. A minha recompensa está em verificar que os meus alunos progridem e aprendem a gostar de Inglês. :-D

Texto: Rodrigo Marques, 9.º A
Foto: José Brízida

Sem comentários: