terça-feira, 25 de maio de 2010

Impressoras 3D

Estamos mesmo a entrar na era 3D. O cinema é a 3D, há programas de televisão a 3D, há monitores de computador a 3D e agora chegam as impressoras 3D.
Na verdade há mais de 30 anos que existem impressoras a 3 dimensões, mas apenas em empresas especializadas na fabricação de peças a partir de modelos criados por computador.
A grande novidade é que já é possível ter uma impressora 3D em casa, desde que se tenha o dinheiro suficiente... ou algum jeito para a electrónica.
A HP, grande fabricante de impressoras, lançou recentemente o modelo DesignJet 3D, com preços a partir dos 12 000 € (sim, são mesmo DOZE MIL).
Usando vários cartuchos de plástico ABS de várias cores, consegue criar peças plásticas a partir de modelos tridimensionais existentes no computador.

Curiosamente, há um projecto chamado RepRap, a ser desenvolvido por voluntários em todo o mundo, desde a Inglaterra até à Nova Zelândia, que pretende criar uma impressora 3D baseada no ideal do software open source, de partilha de ideias e conhecimentos.
Este projecto já produziu uma impressora 3D, de nome de código Darwin. Estão neste momento a trabalhar no desenvolvimento da segunda versão desta impressora (nome de código Mendel). A ideia base é que as impressoras sejam capazes de se auto-replicar, isto é, sejam capaz de fabricar as peças necessárias para construir uma nova impressora. Por enquanto apenas conseguem fabricar peças plásticas, mas está prevista uma versão da impressora que seja capaz de trabalhar com metal e assim construir até os próprios circuitos eléctricos.
Segundo os autores, os materiais necessários para construir uma impressora Mendel custam na ordem dos 350 €. Todo o software necessário é disponibilizado sob licença open source, não sendo portanto necessário pagar para o poder utilizar.

Sem comentários: