sexta-feira, 7 de maio de 2010

VISITA DE ESTUDO - PORTO “WORKSOPS”



De 28 a 30 de Abril, a turma D do 10.º ano, do CURSO TÉCNICO DE APOIO PSICOSSOCIAL, participou numa visita de estudo ao Porto, para visitar a FUNDAÇÃO DE SERRALVES a CASA DA MÚSICA e para assistir a um ENSAIO ABERTO da ORQUESTRA NACIONAL DO PORTO, acompanhada pelas professoras Anabela Martins e Patrícia Tavares.

Fundação de Serralves – “Conversas no Museu”.

As exposições apresentadas no Museu de Serralves, LOURDES CASTRO E MANUEL ZIMBRO: À LUZ DA SOMBRA e DARA BIRNBAUM: A MATÉRIA NEGRA DA LUZ DOS MEDIA, constituíram o ponto de partida para o debate no “workshop”, Conversas no Museu, com orientação de José Maia e 2h duração.
Seguiu-se uma visita livre ao Museu de Serralves, o qual apresenta um programa diversificado de exposições e onde os alunos puderam discutir informalmente sobre algumas das obras em exposição, sem esquecer a obra de Álvaro Siza como ponto de partida para uma experiência que relaciona a arquitectura do Museu com os espaços da Casa e do Jardim de Serralves.

Casa da Música – “Sound=Space".

Num primeiro contacto, o Serviço Educativo da Casa da Música propôs-nos a entrada no universo infinito da música através de uma variedade de experiências de ouvir, fazer, criar e saber. Em contexto de “workshop” vivemos o ambiente visualmente despojado do “Sound=Space”, instrumento virtual electrónico que transforma o movimento em sons. Percebemos o que pode encerrar um espaço plano e vazio, limitado em dois lados contíguos por sensores: Sonoramente, tudo.
Ali o grupo, muito acarinhado pelo monitor Paulo Zé Neto, realizou-se como "performer", desenhando as paisagens sonoras, consoante as ordens dadas ao computador que integrava o sistema, o mais pequeno sinal de locomoção traduzia-se em sons com maior ou menor musicalidade, canções, palavras soltas, gargalhadas, ruídos da natureza ou do quotidiano da cidade.
Neste workshop o grupo participante pode ainda gravar os seus próprios sons e usá-los na sua performance. Foram possibilidades ilimitadas, para um instrumento com resultados extraordinários nos domínios da arte, da educação e da terapia.

Orquestra Nacional do Porto  – “Premonição” Sinfonia nº 6 de Mahler.

Despidos da formalidade inerente a uma estreia, os Ensaios Abertos permitem, assistir gratuitamente a uma execução musical de elevada qualidade e já preparada para levar ao palco. Estes Ensaios estão abertos ao público em geral, que poderá assistir à sessão integral.
Deste modo, sentámo-nos e escutámos PREMONIÇÃO, Sinfonia n.º 6 de Mahler, vulgarmente chamada “A Trágica”, com interpretação por músicos de craveira internacional.

Texto: Professoras Anabela Martins e Patrícia Tavares
Adaptação: João Pinheiro
Fotos: professoras e alunos participantes

Sem comentários: