terça-feira, 18 de maio de 2010

NIA

Olhando para a imagem, podemos pensar que este equipamento é um leitor MP3 de aspecto estranho com uns phones de aspecto ainda mais estranho. O nome "NIA" também não dá pistas e se disser que se trata de um controlador de jogos é que fica lançada a confusão.
NIA é o acrónimo de "Neural Impulse Actuator" e a explicação de como funciona parece mais uma história de ficção científica.
A banda preta com os três quadrados que se vê na imagem serve para ser colocada na cabeça, ao estilo coroa de rei (ou tiara de princesa, como preferirem). Liga-se à caixa preta que por sua vez se liga ao computador.
A banda preta lê os impulsos eléctricos no nosso cérebro, que são depois interpretados pela caixa preta, que os traduz em comandos de movimento, como "para cima", "para a esquerda" ou "dispara".
Eu não disse? Parece ficção científica, ou então um protótipo meio louco que só vai estar disponível daqui por umas décadas. Mas não, é um produto comercializado por cerca de 125 €, da empresa OCZ.
Antes de poder ser utilizado precisa de um período de treino, que pode ser de alguns minutos a algumas horas (suponho que depende da confusão que vai dentro do cérebro de cada um), mas depois do período inicial de treino, os jogadores asseguram que é muito melhor que a combinação habitual de rato+teclado nos jogos FPS (First Person Shooter, ou seja, estilo Counter Strike).

Sem comentários: