quarta-feira, 12 de maio de 2010

Pequenos gestos fazem a diferença



No âmbito da disciplina de Área de Projecto, foi realizado um inquérito destinado a funcionários e professores da nossa escola. Analisados os resultados, concluímos que os funcionários e os professores andam a gastar mais do que deviam. Assim com o objectivo de melhorar pequenos maus hábitos tanto dos inquiridos como da restante comunidade escolar, indicamos vinte pequenas medidas que deverão ser implantadas na maioria das nossas casas visto que poderão fazer toda a diferença no meio ambiente. 

1 – Troque as suas velhas lâmpadas incandescentes por lâmpadas de baixo consumo energético. Apesar de serem mais caras compensam, já que têm um tempo de vida maior e gastam apenas um quinto das incandescentes.

2 – Compre electrodomésticos classe A. A melhor forma de poupar é investindo em produtos energeticamente eficientes.

3 – Desligue completamente os seus aparelhos electrónicos, não os deixe apenas em “stand by” quando vai trabalhar de manhã ou quando vai de férias.

4 – Programe o ar condicionado. Quando comprar o aparelho, verifique se tem um termóstato programável. Outra solução mais económica é a tradicional ventoinha.

5 - Instale uma central de microgeração em casa (painéis solares, micro turbinas ou micro eólicas). Pode ser gerada energia para aquecimento de águas ou para a produção de energia eléctrica. Outra vantagem é que pode produzir energia para vender em pequena escala.

6 - Sempre que possível, seque a roupa ao sol e ao vento evitando a utilização da máquina de secar.

7 - Lave a roupa a frio. Passar de um programa de 60ºC para 40ºC pode poupar até 46% do consumo.

8 - Pinte as paredes da sua casa em tons claros, visto que reflectem melhor a luz e diminuem a necessidade de luz artificial.

9 – Utilize janelas com vidros duplos porque conservam melhor a temperatura no interior da casa.

10 - Utilize menos vezes o microondas para descongelar alimentos. Para isso, basta tirar a comida atempadamente do congelador.

11 - Mantenha o congelador e o frigorífico com as portas fechadas, tentando tirar tudo o que precisa de uma só vez.

12 - Potencie a ventilação natural. No verão, pode manter a sua casa fresca fechando as janelas durante o dia e mantê-las abertas durante a noite. No inverno deve arejar rapidamente as divisões abrindo as janelas até 10 minutos. 

13 - Evite os pré-cozinhados. Enquanto estiver a cozinhar pode poupar energia tapando os tachos e panelas. A panela de pressão ajuda a poupar tempo e energia.

14 - Embalagem, só o mínimo! Evite comprar fruta e outros artigos empacotados quando pode comprar esses mesmos produtos a granel, evitando as embalagens desnecessárias.

Texto: Daniela Ribeiro,
Mónica Dias e
Tânia Moleiro

Sem comentários: