“A área de expressão e comunicação engloba as aprendizagens relacionadas com o desenvolvimento psicomotor e simbólico que determinam a compreensão e o progressivo domínio de diferentes formas de linguagem.” (pág. 56, Orientações Curriculares)
O Jardim de Infância é um espaço privilegiado para aprendizagens estruturantes e decisivas no desenvolvimento das crianças.
A linguagem é um veículo de comunicação e acesso ao conhecimento do mundo e de si.
No Jardim de Infância, são promovidas práticas sistemáticas e intencionais para a estimulação do desenvolvimento da linguagem receptiva e expressiva.
As crianças interagem entre si e com os adultos, sendo aprendizes activos, constroem conhecimentos sobre a linguagem falada e a escrita.
A apropriação que fazem da linguagem escrita, depende da interacção que têm essa mesma escrita. Esse processo é contínuo e deve ser promovido com o desenvolvimento de actividades contextualizadas, desafiadoras e significativas que o promovam.
As competências comunicativas devem ser assim trabalhadas para que se possam prevenir possíveis dificuldades ao nível da leitura e da escrita.
"A consciência fonológica é a capacidade para reflectir sobre os segmentos sonoros das palavras orais. Mais especificamente refere-se à capacidade para analisar e manipular segmentos sonoros de tamanhos diferenciados como sílabas, unidades intrassilábicas e fonemas que integram as palavras." ( Sim Sim, Silva e Nunes)
Para promovermos uma consciência fonológica é necessário criar rotinas em que a leitura ou narração de histórias seja uma constante. Devem desenvolver-se actividades promotoras da componente auditiva, bem como fichas de concretização para desenvolver a componente visual.
As áreas a trabalhar são:
- Estrutura e funções da linguagem escrita: familiarização com letras, número, palavra, frase, texto e direcção da leitura.
- Sensibilidade fonológica: Descriminação auditiva (identificar e categorizar diferentes sons) e Rima (correspondência fonémica entre duas palavras a partir da vogal da sílaba tónica).
- Consciência silábica: Reconstrução silábica (formar uma palavra completa partindo de sílabas isoladas) e Evocação silábica (produzir palavras a partir de uma determinada sílaba inicial).
- Consciência fonémica: Reconstrução fonémica (formar uma palavra completa partindo de fonemas isolados) e Segmentação e contagens fonémicas (dividir as palavras nos fonemas que a compõem e identificar o número de fonemas dessas palavras).
Tudo é trabalhado através do diálogo em grande ou pequeno grupo e em função dos conceitos que virão sendo adquiridos.
A realização de fichas de trabalho são antecedidas e ou acompanhadas da realização de batimentos rítmicos de modo a destacar as sílabas das palavras, exploração de diferentes e novas palavras, elaboração de listagens de palavras/imagens que rimam, trabalhar palavras associadas a um tema, elaboração de painéis com a área vocabular de palavras que façam parte das vivências das crianças (estações do ano, alimentação, dia do pai,...), jogos de rimas.
O Jardim de Infância é um espaço privilegiado para aprendizagens estruturantes e decisivas no desenvolvimento das crianças.
A linguagem é um veículo de comunicação e acesso ao conhecimento do mundo e de si.
No Jardim de Infância, são promovidas práticas sistemáticas e intencionais para a estimulação do desenvolvimento da linguagem receptiva e expressiva.
As crianças interagem entre si e com os adultos, sendo aprendizes activos, constroem conhecimentos sobre a linguagem falada e a escrita.
A apropriação que fazem da linguagem escrita, depende da interacção que têm essa mesma escrita. Esse processo é contínuo e deve ser promovido com o desenvolvimento de actividades contextualizadas, desafiadoras e significativas que o promovam.
As competências comunicativas devem ser assim trabalhadas para que se possam prevenir possíveis dificuldades ao nível da leitura e da escrita.
"A consciência fonológica é a capacidade para reflectir sobre os segmentos sonoros das palavras orais. Mais especificamente refere-se à capacidade para analisar e manipular segmentos sonoros de tamanhos diferenciados como sílabas, unidades intrassilábicas e fonemas que integram as palavras." ( Sim Sim, Silva e Nunes)
Para promovermos uma consciência fonológica é necessário criar rotinas em que a leitura ou narração de histórias seja uma constante. Devem desenvolver-se actividades promotoras da componente auditiva, bem como fichas de concretização para desenvolver a componente visual.
As áreas a trabalhar são:
- Estrutura e funções da linguagem escrita: familiarização com letras, número, palavra, frase, texto e direcção da leitura.
- Sensibilidade fonológica: Descriminação auditiva (identificar e categorizar diferentes sons) e Rima (correspondência fonémica entre duas palavras a partir da vogal da sílaba tónica).
- Consciência silábica: Reconstrução silábica (formar uma palavra completa partindo de sílabas isoladas) e Evocação silábica (produzir palavras a partir de uma determinada sílaba inicial).
- Consciência fonémica: Reconstrução fonémica (formar uma palavra completa partindo de fonemas isolados) e Segmentação e contagens fonémicas (dividir as palavras nos fonemas que a compõem e identificar o número de fonemas dessas palavras).
Tudo é trabalhado através do diálogo em grande ou pequeno grupo e em função dos conceitos que virão sendo adquiridos.
A realização de fichas de trabalho são antecedidas e ou acompanhadas da realização de batimentos rítmicos de modo a destacar as sílabas das palavras, exploração de diferentes e novas palavras, elaboração de listagens de palavras/imagens que rimam, trabalhar palavras associadas a um tema, elaboração de painéis com a área vocabular de palavras que façam parte das vivências das crianças (estações do ano, alimentação, dia do pai,...), jogos de rimas.
Educadora Paula Duarte
Sem comentários:
Enviar um comentário