segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

História da motocicleta Dnepr

 Novamente do Leste do continente europeu, chega-nos a história duma marca de motocicletas que muitos de vocês não conhecem... A Dnepr.



A Kyiv Motorcycle Plant foi estabelecida por decreto do Conselho dos Comissários do Povo da URSS.

O primeiro modelo de duas rodas da motocicleta "Kievlyanin" K-1B, foi construída com o motor produzido por uma outra empresa, mas desde 1947 a fábrica começou a produção em série de motocicletas K-1B com motor de sua própria produção.

Desde 1947 que a fábrica se dedicou ao desenvolvimento de motocicletas de três rodas. A empresa iniciou os trabalhos para a construção de instalações de fundição e lojas de distribuição. Em 1949 a fábrica chegou a 100 técnicos. Iniciaram-se os preparativos para a produção duma moto pesada, Classe M-72.

Desde o final de Março de 1953, até meados de 1953, a fábrica obedecia ao primeiro Chefe do sector de motocicletas do Ministério da URSS Machine Building.

Desde 1956 a empresa desenvolveu e começou a produzir um novo e mais avançado modelo, a K-750. Durante o período de 1955 a 1970, a produção de motocicletas foi de 45-50 mil por ano.

Desde 1972, dominou a produção de modelos MT-9, MT-10, com a nova caixa de velocidades em sentido inverso.

A partir de 1976, em Kiev, começaram a melhorar a tecnologia e em 1978 foi feito o primeiro lote de 25 motocicletas especiais para o Kremlin

Em 1989 foi feito o último lote com a tecnologia mais avançada.

Em 1991, Kiev Motozavod foi lançado o primeiro lote de um único da classe 650 cm3.

JSC Kiev Motorcycle Plant é a única empresa na Ucrânia para produzir motocicletas classe pesada.

JSC Kyiv Motorcycle Plant tem agora o monopólio do país na produção de motocicletas. Tem uma produção e montagem mecânica de automóveis, com um ciclo completo e contém todas as fases da fabricação e montagem de produtos acabados, controle de qualidade, transporte em todas as fases do processo de produção, organização e prestação de serviços e de empregos nas áreas de preparo técnico de produção.



As motocicletas Dnipro têm melhorando constantemente. Já existem 16 versões da moto. Um motor modernizado, de cinco velocidades de velocidade, freios a disco e assim por diante. Novos modelos de motocicletas "Chopper", que estão na moda entre os jovens, três rodas, triciclo de carga Dnipro - 300 e Dnipro trike - 303. Com base nas motocicletas com três rodas começou a produzir motocicletas para as necessidades específicas dos serviços públicos, comércio, agricultura, silvicultura, etc... A fim de melhorar as qualidades de consumo da moto começou a desenvolver novos modelos da unidade com arranque eléctrico e sistemas de ignição. Isto irá trazer a moto Dnepr às exigências dos mercados mundiais. Neste momento a empresa tem dominado a produção de novos produtos, a saber: reboques para carros com diferentes modificações, carrinhas, veículos especiais "Comboio-1" e "Van-3", reboques para transporte de equipamento de água.

Podes ver um filme sobre estas máquinas aqui.

Dmytro Nazarchyk, 10.º B

5 comentários:

Anónimo disse...

Não me importava nada de ter uma dessas, e o vídeo está excelente, só não sei como não desfizeram uma com tanta velocidade e saltos

João Pinheiro disse...

Estas máquinas são mesmo feitas de ferro e aço...

:-D

Anónimo disse...

Espectacular!
Tenho é de arranjar uma mas sem o vizinho do lado :D

João Pinheiro disse...

Acho que também há sem vizinho... Mas,...E se for uma vizinha?! A namorada, por exemplo. Sempre tem mais graça com companhia.

Anónimo disse...

Haha... Eu sei que não é normal uma rapariga interessar-se neste tipo de assuntos, mas sou uma solteirona :D
E a minha paixão é outra, ou seja a minha companhia não será com certeza namoros LOL
Gosto muito de motas e principalmente, tudo o que tenha a ver com vida militar... fascina-me imenso todo o tema que contenha tanto o presente como o passado de toda a vida militar e os seus conteúdos :)