segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Visita de Estudo da turma 11º B ao Instituto Superior de Agronomia – Tapada da Ajuda/Lisboa



No passado dia 11 de Dezembro de 2009 realizámos uma visita de estudo ao Instituto Superior de Agronomia (ISA). Esta escola é a maior e mais qualificada escola de graduação e pós-graduação em Ciências Agrárias, em Portugal. Com 156 anos de experiência, adapta o seu ensino à evolução tecnológica e à realidade do País, apostando na qualidade e modernização do mesmo. Esta localizada no coração de Lisboa, na Tapada da Ajuda - Parque Botânico e Ambiental, com cerca de 100 hectares.

Iniciámos a nossa visita com uma breve apresentação, no edifício principal, na Sala de Actos, sobre o ISA, os cursos ministrados e as respectivas saídas profissionais.

Em seguida, visitámos o laboratório de Microbiologia onde participámos numa actividade alusiva ao tema “a importância da biodiversidade” e observámos bactérias e leveduras ao microscópio.

Ainda integrado na nossa visita, tivemos oportunidade de visitar o BioenErgisa - campo pedagógico de plantas bioenergéticas. – que é uma área cultivada dentro da Tapada da Ajuda que tem como objectivos a divulgação, sensibilização e experiência pedagógica com plantas que podem ser utilizadas na produção de energia.

Por fim, fomos visitar o Departamento de Engenharia Florestal (DEF), onde visualizámos cortes de vários troncos florestais.

Consideramos esta visita positiva, pois tivemos a oportunidade de visitar, uma escola superior onde são ministrados cursos relacionados com a nossa área de formação.


Os alunos do 11ºB e as professoras acompanhantes: Helena Antunes, Ilda Dias e Manuela Alves
Fotos: professora Manuela Alves

Sem comentários: