segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Visita de Estudo à FNAC


No dia 2 de Dezembro de 2009, a convite da Dra. Paulina Mata, deslocámo-nos à loja Fnac do Centro Comercial Vasco da Gama, em Lisboa, para presenciar o lançamento do seu livro: A cozinha é um laboratório.
O lançamento do livro era às 18:30h, como chegámos por volta das 18h, aproveitámos para lanchar, em frente a uma relojoaria, enquanto os transeuntes nos observavam a comer a “merenda caseira” vulgo farnel, parecíamos mesmo vindas da Santa terrinha.
Chegados à Fnac conhecemos então pessoalmente a Dra. Paulina Mata, que nos presenteou com o seu melhor sorriso.
O início da apresentação começou com o Director da Editora “fonte da palavra”, de seguida a Colaboradora da Ciência Viva, Rosália Vargas, dando a palavra à escritora/cozinheira de receitas, Maria de Lurdes Modesto que apresentou o livro e algumas curiosidades que nele se encontram, como por exemplo a razão de algumas pipocas não rebentarem, porque é que os pastéis de bacalhau se abrem ao fritar, truques para distinguir um ovo cozido de um ovo cru, como fazer com que não se chore ao picar cebola, entre muitas outras. Foi uma barrigada de risos, a senhora é muito bem-disposta.
Foi então que a Dra. Margarida Guerreiro e a Dra. Paulina Mata agradeceram os apoios recebidos para elaborar e concluir a realização do desafio lançado pela Ciência Viva, o livro.
O lançamento de um livro foi para ambas a concretização de um sonho, onde juntaram os seus dois amores: cozinha e ciência, que possível e brevemente nos poderão dar a conhecer mais um grande livro.
Durante os seus agradecimentos, a Dra. Paulina referiu a nossa presença na sala, e à nossa escola, pois a Dra. Paulina pertence ao Nosso concelho.
Ficando a promessa de vir cá à nossa escola falar sobre o tema do livro e ajudarmos a elaborar algumas experiências/ receitas.

Professora Maria da Luz

Sem comentários: