segunda-feira, 5 de abril de 2010

ACTIVIDADES NA BE/CRE DURANTE O 2.º PERÍODO


Neste segundo período foram comemoradas várias efemérides e realizadas várias actividades das quais destacamos as seguintes: nos meses de Janeiro, comemoração Dia Mundial de Braille; Fevereiro, comemoração do Dia de S. Valentim e Março, comemoração do Dia da Mulher e do Dia do Pai. 

As actividades foram: a “Escrita Criativa”, em que foram dados temas mensalmente, tendo os alunos escrito vários textos de vários géneros, ilustrados ou não. Os temas propostos: no mês de Janeiro  foram:  “As Janeiras”; Fevereiro: “ Workshop de Cartas ”e em Março: “Ser Jovem é.

Foram divulgadas as Novidades, divulgação semanal/mensal de autores portugueses/estrangeiros com obras na Biblioteca, tendo sido divulgados, neste período, os seguintes: Miguel Sousa Tavares, Stephenie Meyer, Jorge Sampaio, Jaime Cortesão, Vitorino Nemésio, Fernando Pessoa, José Fanha e José Jorge Letria, Eça de Queirós, entre outros...

Na semana de 8 a 12 de Março de 2010, decorreu no Agrupamento de Escolas, sede, Jardim de Infância, Iº Ciclo, de Mação, E1B de Penhascoso, Ortiga, Envendos e Cardigos a Semana da Leitura, inserida no Plano Nacional de Leitura. Estas iniciativas destinaram-se a celebrar e incentivar o prazer de ler. A biblioteca da nossa escola em colaboração, com a Directoria, com convidados, como é o caso do Drº Saldanha Rocha, Presidente da Câmara Municipal de Mação, do Drº Vasco Estrela, Vereador da Cultura, Arquitecto, Ricardo Cabrita, de Paula Aparício, Representante dos Encarregados de Educação,  do Drº Francisco Piçarra, Conservador da Conservatória de Mação, do Padre Amândio Mateus, Director do Jornal, Voz da Minha Terra, da Drª Rosário Wanhon, Bibliotecária da Biblioteca Municipal de Mação,  das Professoras, Helena Antunes, Ana Neves e Luísa Gonçalves, do professor, José Maia, dos funcionários, José Casimiro, Glória Silva e Alice, da equipa de alunos da biblioteca, de professores, e alunos,  do agrupamento de Língua Portuguesa, de funcionários, encarregados de educação e de professores reformados, dinamizaram estas iniciativas, com várias actividades, com o intuito de motivar e criar hábitos de leitura, bem como aprender que a leitura deve ser encarada numa perspectiva essencial para a formação individual e profissional, mas assumindo, antes de mais, um perfil cultural e lúdico.

Os alunos das turmas, A, B e C do 8º e A e B do 9.º ano e a professora Anabela Martins, elaboraram e distribuíram marcadores durante a semana.

Destaca-se, ainda, a acção do Agrupamento de Língua Portuguesa que contribuiu para que a actividade decorresse com sucesso.

É inquestionável que a leitura tem um papel importante no crescimento e no desenvolvimento intelectual e afectivo dos alunos e das pessoas em geral.

“O verdadeiro analfabeto é aquele que aprende a ler e não lê.” (Mário Quintano)

A Equipa da Biblioteca Escolar

António Bento

CONCURSO DE TEXTO 2010


Tema: diferenças

Tendo presente a sensibilização para o tema indicado e a necessidade de promoção da escrita, o Núcleo de Educação Especial do Agrupamento de Escolas Verde Horizonte irá promover um concurso, de âmbito concelhio, destinado a premiar os melhores trabalhos apresentados.

Objectivos:

- Sensibilizar os alunos e a comunidade envolvente para a problemática enunciada;

. Promover o gosto pela escrita e pela leitura;

. Reforçar as potencialidades criativas;

. Promover a divulgação de textos inéditos.

Destinatários:

Podem concorrer crianças, jovens e adultos, residentes/ trabalhadores no concelho de Mação.

Prazos:

Envio de trabalhos: entre os dias 13 e 30 de Abril, para o Agrupamento de escolas verde Horizonte ao cuidado do Núcleo de Educação Especial.

Selecção dos premiados: Durante o mês de Maio

Entrega de prémios: Mês de Junho, em data a designar.

Escalões:

1º - crianças entre os 7 e os 10 anos

2º - Crianças entre os 11 e os 14 anos

3º - Jovens entre os 15 e os 18 anos

4º - Adultos com idade superior a 18 anos.

( Relativamente aos primeiros 3 escalões aceita-se a participação de concorrentes não-residentes no concelho, desde que frequentem este agrupamento de escolas).


Normas de participação:

1. Os textos concorrentes devem ser redigidos em folha A4, times new roman, tamanho 12, espaçamento 1,5.
2. Cada trabalho apresentado deverá conter entre 25 e 40 linhas, excepto os do 1º escalão que deverão conter entre 15 e 25 linhas.

3. Cada participante poderá concorrer com um ou mais textos, desde que o

faça com pseudónimos diferentes.

4. Todos os participantes devem concorrer com pseudónimo, devendo enviar

em envelope separado, a sua identificação ( nome, idade, data de nascimento, escola, ano e turma (no caso de se tratar de um aluno), residência e contacto telefónico.

Cada trabalho deverá estar identificado, para além do pseudónimo, com o escalão em que concorre.

O supracitado envelope identificado, no exterior, com o pseudónimo e escalão, será aberto durante a reunião do júri, após a selecção dos trabalhos premiados.

Critérios de selecção:

Criatividade;

Espírito de síntese;

Correcção linguística e organização textual.

Júri:

O júri terá um número ímpar de membros e será presidido pelo Sr. Director do Agrupamento. Os restantes elementos serão professores do agrupamento e um representante dos pais. Estes serão convidados pela organização. As suas decisões serão soberanas e definitivas, não podendo ficar sujeitas a qualquer tipo de recurso ou reclamação.

Os elementos do júri estão impedidos de participar no concurso.

Trabalhos premiados e prémios:

1. Os textos que obtiverem melhor classificação serão divulgados, a par dos respectivos autores, através da Internet, na página do Agrupamento e no Jornal Horizontes.

2. Será atribuído um prémio por cada escalão a concurso.

3. Os prémios serão constituídos por livros e/ou Cds, de acordo com o escalão etário a que se destinem.


A Organização, em 10 de Março de 2010

Núcleo de Educação Especial

AS NOVAS TECNOLOGIAS AO SERVIÇO DO SER-HUMANO

Sem dúvida que a tecnologia desenvolvida para ajudar e facilitar a vida de quem mais precisa, de quem vive com certas limitações, é uma tecnologia de bastante valor. E, felizmente, hoje já existem muitas com esse propósito.

As tecnologias que se seguem são alguns exemplos de como a máquina se pode tornar importante e essencial na vida do ser humano.


DOSVOX
O DOSVOX é um sistema para computador que comunica com o seu utilizador através da voz, o que o torna útil para deficientes visuais que, com ele, conseguem aumentar a sua autonomia no uso do computador. Esta comunicação é feita em Português, mas o serviço permite configurar os textos para outros idiomas.


WINDOW-EYES
Sendo um software comercial para Windows, o Window-Eyes é o leitor de ecrã que promove total controlo do utilizador daquilo que ouve e como ouve. Esta é uma aplicação líder para pessoas com deficiências visuais, pois converte os componentes do SO Windows num discurso sintetizado, o que possibilita o acesso total aos sistemas Windows.



VIRTUAL VISION
Este é um software que permite que deficientes visuais possam utilizar, com total autonomia, o Windows, Office, IE, entre outras aplicações. A sua função é ler os menus e páginas através de um sintetizador de voz.


MOTRIX
Destinado a pessoas com deficiências motoras graves, como tetraplegia ou distrofia muscular, o Motrix é um software que lhes permite ter acesso ao computador e, através da Internet, promover o seu acesso à escrita, leitura e comunicação. Este sistema é accionado através de comandos falados por microfone.


pVOICE
Designa-se por aplicação para Comunicação Aumentativa e Alternativa (AAC – Augmentative and Alternative Communication) e usa símbolos ou fotografias para gerar palavras sonoras. Desta forma, pessoas com incapacidades na fala podem escolher símbolos e o software, por sua vez, verbaliza e fala por elas.
É uma aplicação que, para além do Português, está disponível em vários idiomas e é OpenSource.


PLAPHOONS
Destinado a pessoas com dificuldades motoras ou na fala, é um programa freeware onde o utilizador ao digitalizar uma palavra ou frase, pode ouvir o que escreveu.
Esta aplicação destina-se a deficientes visuais e é um Leitor de telemóveis. Algumas operadoras já disponibilizam até alguns telemóveis com este tipo de software pré-instalado.

Jesualdo Matos

segunda-feira, 29 de março de 2010

PASSEIO DE BTT




Na passada Sexta-feira, último dia de aulas deste segundo período, cerca de trinta e cinco alunos da nossa escola, acompanhados por cinco professores e pelos elementos da Escola Segura, que garantiram a segurança dos participantes, participaram no passeio de BTT, organizado pelos professores de Educação Física.

O passeio decorreu sem incidentes de maior e todos tiveram o privilégio de ficar a conhecer alguns caminhos rurais do concelho com a sua magnífica paisagem.

Aqui fica a reportagem fotográfica do acontecimento e quem quiser guardar as fotos "para mais tarde recordar", pode fazer o seu download a partir daqui, seguindo estas instruções.

João Pinheiro

II Campeonato SuperTmatik Quiz História de Portugal




Os alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico participaram no campeonato SuperTmatik de História de Portugal.

Este campeonato tem como objectivos fomentar o gosto pela aprendizagem da História de Portugal; contribuir para a aquisição, consolidação e ampliação de conhecimentos sobre a história do nosso país; reforçar a componente lúdica na aprendizagem da História de Portugal e ainda promover o convívio entre alunos, professores e restante comunidade escolar.

A competição iniciou-se com a realização dos campeonatos intra-turma para apuramento dos campeões SuperTmatik de turma. Em seguida, os campeões de turma pertencentes ao mesmo escalão (ano de escolaridade) participaram no torneio inter-turma, para apuramento do campeão escolar, por escalão de competição.

Foram apurados como campeões inter-turmas os alunos Maria Leonor Castanho Bento do 5.ºA e João Pedro Martins Lourenço do 6.º C que irão disputar a final nacional online que decorrerá de 9 a 23 de Abril.

A partir de 16 de Março e até 7 de Abril, os alunos seleccionados poderão aceder a uma aplicação online que será utilizada na competição da final nacional e que estará disponível numa versão limitada, com acesso livre em www.eudactica.com, na secção “Campeonatos”, botão “supergame”. Pretende-se que durante esse período, os alunos se ambientem ao SuperTmatik online e ao tipo de prova que irão realizar.

A final nacional online decorrerá de 9 a 23 de Abril e os alunos dispõem de três tentativas para realizar o melhor tempo no SuperTmatik. Apenas o melhor resultado de cada aluno será contabilizado para efeitos de posicionamento no Ranking Nacional do SuperTmatik 2010.

Lígia Silva

(Professora de História e Geografia de Portugal)

O Nosso Agrupamento no Projecto Nacional das Eco-Escolas

A Escola E.B.2,3/S de Mação está integrada, desde 2008, no Projecto Nacional das Eco-Escolas. É um Programa vocacionado para a educação ambiental e para a cidadania que a Fundação para a Educação Ambiental implementa em vários países da Europa, desde o inicio dos anos 90. Implementado em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa, desde o ano lectivo 1996/97.
Na condução do projecto está envolvido um Conselho Eco-Escola, constituído por: um representante dos discentes (Ana Teresa), um membro da Autarquia (Eng. Louro), um membro da Direcção Executiva (José Almeida), o representante dos Encarregados de Educação (José Francisco), a Professora Camila Fernandes, a Professora Telma Veríssimo, o Professor José Ramos, a representante do Básico ( Conceição Vicente), a professora Fernanda Mouro e como Coordenadora do Programa, Ilda Dias.
O Conselho Eco-Escola tem os seguintes objectivos:
• assegurar a implementação do Projecto;
• assegurar a participação activa dos alunos no processo de decisão do Programa;
• assegurar que as opiniões de toda a comunidade escolar são tidas em consideração e, sempre que possível, postas em prática;
• estabelecer a ligação com a estrutura de gestão da escola e com a comunidade local;
• assegurar a continuidade do Programa.
Neste momento, foi feita a análise da auditoria ambiental e, de acordo com as fragilidades detectadas, foi elaborado um plano de acção que irá ser implementado ao longo do ano lectivo.
O Programa tem um placard na Biblioteca onde expõe trabalhos, realizados pelos alunos, divulga informações pertinentes: sobre actividades, concursos ou algo relevante para a comunidade escolar.
O Conselho Eco-Escola vem felicitar todos os alunos que responderam prontamente ao questionário bem como a todos aqueles que participaram na elaboração do Eco-Código ou mesmo a quaisquer outros que no futuro participem em actividades organizadas com o propósito de renovar a nossa bandeira verde de Eco-Escola!

Professora: Ilda Marques Dias

sábado, 27 de março de 2010

Compal Air 3x3 Basquetebol

Deslocaram-se, no passado dia 25, a Proença a Nova 35 alunos e dois docentes em representação do nosso Agrupamento, no âmbito do torneio Compal Air 3x3 Basquetebol (Desporto Escolar), sendo esta delegação composta por alunos e alunas dos escalões: infantis, iniciados, Juvenis e Juniores.

Os alunos representaram a nossa escola com um elevado nível desportivo, combatendo contra probabilidades, já que neste torneio a presença de alunos federados é uma constante, tendo as alunas Juvenis Femininas conseguido arrancar a uma equipa federada o 3º lugar do pódio. Parabéns a todos.

Professor Afonso Pereira

quinta-feira, 25 de março de 2010

"Curiosidades Científicas"


Grão-de-bico vale ouro


O grão-de-bico é um alimento muito rico. Possui muitas fibras, zinco, potássio, ferro, cálcio e magnésio e 20 a 30% da sua constituição é pura em proteína.
Se for consumido todos os dias, faz ganhar massa muscular, melhora o humor, reduz o nível de colesterol e regula o trânsito intestinal.
Mas a sua qualidade mais conhecida é a de gerar felicidade: possui muito triptofano, o mesmo aminoácido essencial que faz do chocolate fonte de bem-estar e de redução do stress.
E por ter ómega 3 e 6, é recomendado para prevenir doenças cardiovasculares…
Como se pode ver o grão-de-bico vale ouro!



Trabalho elaborado por:
Teresa Sofia Cadete Rosa
8ºA – Nº19