sábado, 20 de fevereiro de 2010

CONCURSO: ESCREVER UM CONTO

CONTO DE NATAL

1º PRÉMIO 7º ano

Um Natal Feliz

Era uma vez uma aldeia que estava junto à costa portuguesa. Era uma aldeia pequena, bonita e tinha muitos pinhais e uma praia. Nessa aldeia viviam duas crianças, dos seus nove anos. Eram ambas meninas uma chamava-se Alice e a outra chamava-se Filipa. As duas meninas andavam juntas na escola. No recreio, falavam recordando os Natais passados.
A Alice era uma menina rica, mas a Filipa era uma menina pobre. A Alice morava numa grande casa, com um jardim e um lago. Enquanto que a Filipa vivia numa cabana no pinhal.
No dia 24 de Dezembro, a Alice e a sua Mãe preparavam as coisas para o jantar de Natal, quando a Alice perguntou à sua Mãe:
- Mãe, podemos convidar a Filipa para vir cá jantar?
- Não, filha a Filipa é pobre e, além disso, ela não é da nossa família.
- Mas, Mãe, os pobres também têm Natal, pois têm?
- Não, Alice, os pobres não têm Natal.
Embora não concordando com sua Mãe, Alice calou-se e foi preparar a mesa. Depois, voltou outra vez a perguntar à sua Mãe:
- Mãe, posso ir visitar a Filipa, à sua cabana ao pinhal?
- Não, está muito frio, e os lobos devem de andar por perto.
Alice foi-se deitar e já quando todos dormiam, levantou-se da cama e foi ao pinhal. De repente, ouviu uivar os lobos, mas correu tão depressa que chegou à cabana da Filipa. Quando lá chegou, viu a cabana coberta de anjos e, lá dentro, a Filipa e a sua Mãe conversavam alegremente.
A partir daí a Alice compreendeu que o Natal é:
- PAZ
- ALEGRIA
- SAÚDE
- FELICIDADE
- TEMPO DE FESTA ...para todos.

Patrícia Esteves 7ºB

Sem comentários: