domingo, 7 de fevereiro de 2010

Internet nomeada para o prémio Nobel da Paz

A Internet está nomeada para o prémio Nobel da Paz. Nunca antes tinha uma ferramenta de comunicação sido candidata ao galardão.
A iniciativa da revista italiana «Wired» e do seu editor-chefe, Riccardo Luna, está a reunir largo apoio.


O responsável da iniciativa, que foi lançada logo após a escolha de Barack Obama para a edição de 2009, considera que a Internet é «uma ferramenta que permite o diálogo, o debate e o consenso através da comunicação» e «é muito mais do que uma rede de computadores. É um lugar interminável de pessoas conectadas. Homens e mulheres de qualquer lugar estão conectados uns com os outros, graças à maior rede social que a humanidade já conheceu».
A par com a Internet, está proposto para Nobel da Paz em 2010 o rei da pop recentemente falecido, Michael Jackson. Algo curioso, uma vez que a academia não permite a nomeação de pessoas a título póstumo.
Os candidatos oficiais ao prémio, a anunciar pela academia, ainda não foram divulgados, mas houve já um grupo de artistas, activistas e cientistas que se juntou num manifesto para pedir que o próximo Prémio Nobel da Paz seja atribuído à Internet. O estilista Giorgio Armani, a activista Shirin Ebadi, que recebeu o Nobel da Paz em 2003, e o cientista Umberto Veronesi são alguns dos nomes que apoiam a Internet.

A pergunta que se coloca é: No caso da Internet ganhar, quem irá receber o prémio? :)

Recolha de: Jesualdo Matos

Sem comentários: