quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

"Visita de Estudo"

No dia 11 de Fevereiro de 2010 os alunos do 7ºA,7ºB e 7ºC deslocaram-se ao Centro de Ciência Viva de Constância, no âmbito das disciplinas Ciências Físico-Químicas e Ciências Naturais.




Visita ao Centro de Ciência Viva de Constância

A tarde começou bem animada ainda na viagem.
À saída da auto-estrada começamos a avistar a vegetação que rodeava o destino final: Centro de Ciência Viva de Constância.
Estávamos muito ansiosos por começar esta visita que esperávamos há muito…
O primeiro espaço a visitar foi o planetário, a sala subterrânea onde se pode simular o céu: dia e noite (constelações…). Aqui foi-nos explicado a origem dos nomes das constelações (lendas associadas…)
Após o planetário, seguimos para o Observatório solar, laboratório que no seu terraço tem uma cúpula móvel que abriga um telescópio que capta imagens do sol. Nessas imagens conseguimos ver as manchas solares, as protuberâncias… Foi - nos também explicado as consequências que o Sol tem para a nossa visão e como é constituído. Conseguimos visualizar um fenómeno que não se vê todos os dias, vimos no computador o avião a passar em frente do Sol!!!!!...
Finalmente saímos ao exterior para nos situarmos e percebermos como se descobriu que a Terra não é o centro do Universo…
Para nós esta visita serviu para entender o que nos foi explicado na aula e para aprofundarmos conhecimentos. De um modo geral foi muito benéfica.

Mariana Silva nº17
Rita Marques nº22
7ºC



Sem comentários: